Home > Mídia > Torneio Tênis de Mesa - Coopec

Torneio Tênis de Mesa - Coopec

 

REGULAMENTO DO TORNEIO DE TÊNIS DE MESA

I torneio integração de tênis de mesa da Coopec

ORGANIZAÇÃO:

1. O I Torneio Integração de Tênis de Mesa da Coopec será realizado pelo Grêmio estudantil em conjunto com a coordenação de esportes da escola

2. PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Dia 31/05/2016 (terça-feira), a partir das 14h, na quadra da escola Coopec.

3. PARTICIPANTES

 Poderão participar do torneio alunos nascidos até 2007, pais, convidados externos e prestadores de serviço da escola Coopec.

4.INSCRIÇÃO

As inscrições para o I Torneio Integração de Tênis de Mesa da Coopec poderão ser efetivadas até 25 de maio de 2016, devendo os participantes interessados manifestar suas intenções de participar do evento em caráter definitivo até a data limite. As inscrições serão feitas na secretaria (Aline).

 5. DO CONSELHO ARBITRAL

O Conselho Arbitral será composto pela Coordenadora de esportes Elisclaudia Catini Coutinho e pela comissão do grêmio estudantil e alunos do curso de Educação Física da UNIRP.

6. DAS REGRAS DO TORNEIO

6.1 A RAQUETE

1- A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.

2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha de qualquer tipo.

3 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.

6.2. VESTIMENTA

Será obrigatório o uso de coletes da cor branca, para identificação dos participantes.

6.3 A PARTIDA

1 - Constitui-se de 3 sets de 11 (onze) pontos. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.

2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.

3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

 6.4 O SAQUE

1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.

2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.

3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12

4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.

5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio, sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.

6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.

6.5 UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)

A partida deve ser interrompida quando:

1 - O saque "queimar" a rede.

2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).

 3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.

4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).

6.6 UM PONTO

A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:

1 - Errar o saque.

2 - Errar a resposta.

3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.

4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.

5 - Bater com o lado de madeira da raquete.

6 - Movimentar a mesa de jogo.

7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.

8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.

6.7 CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO

Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida. Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.

6.8 DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS

6.8.1 - O torneio obedecerá as regras contidas nesse regulamento que foram extraídas na sua grande maioria das Regras Simplificadas da CBTM.

6.8.2 – A partida será disputada na melhor de 3 (três) sets até 11 (onze) pontos. Um set será vencido pelo atleta que primeiro completar 11 pontos a não ser que ambos os atletas tenham completado 10 pontos, quando o set será vencido pelo atleta que conquistar uma vantagem de 2 (dois) pontos de diferença. Com o placar 10-10, a sequência de sacar e receber devem ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque alternado até o fim do jogo.

6.8.3 – O sistema de disputa será em grupos, serão seguidas as seguintes orientações: 6.8.3.1 - A pontuação correspondente ao resultado de cada partida será:

* 02 (dois) pontos por vitória; * 00 (zero) para a derrota.

6.8.3.2 - Os critérios de desempates para classificação, serão nesta ordem:

* O número de pontos; * Saldo de sets; * Saldo de pontos; * Confronto direto (somente entre dois atletas); * Sorteio.

6.8.3.3 – Não haverá disputa de terceiro lugar. Havendo, assim, dois terceiros colocados.

6.8.3.4 - Caso o W x O ocorra, o adversário terá seu resultado convertidos em 3 sets x 0, para efeito de pontuação dos(as) demais atletas e o atleta adversário terá seu placar final do jogo como 11×0.

6.8.3.5 - Caso o W x O ocorra nas fases eliminatórias (se tiver) não será permitida a ascensão de atletas eliminados nas fases anteriores.

7. DO RANKING Serão formados três rankings: um para alunos, uma para servidores e terceirizados e um geral, que englobará as duas categorias. Nos rankings específicos somente disputarão os atletas do respectivo segmento. Caso haja atleta que se enquadre em mais de um segmento, o mesmo deverá escolher por qual segmento irá disputar o torneio, indicado no ato da inscrição.

 

Maiores informações, 


Elis Cláudia - Coordenadora de Esportes

Comente:




Boletim Mensal

Receba todo mês em seu email.
Ou se desejar, acesse e
confira as edições passadas