veja a matéria no link!
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2018/09/secoes/outras/diario_multi/1123575-atividades-realizadas-fora-da-sala-de-aula-enriquecem-o-aprendizado.html
Com crianças e adolescentes cada vez mais espontâneas, dinâmicas e conectadas, um currículo de nível tradicional praticado por escolas que não conseguiram explorar todo o potencial de uma nova geração de alunos, que são movidos por um mundo globalizado, tendem a ter um comportamento diferente mais direcionado para o convívio social.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), como as crianças costumam passar, em média, seis horas dentro da sala de aula durante o Ensino Infantil.Por isso, é importante que as escolas procurem o currículo escolar com práticas que agreguem novos conhecimentos dentro do ambiente físico da instituição ou seja, com atividades além da sala de aula.
“O espaço da escola serve como instrumento de possibilidades de aprendizagem múltiplas e o objetivo é ensinar a vivenciarem na prática o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma prazerosa e que potencializem suas habilidades como um todo”, informa uma equipe pedagógica da COOPEC , colégio que atua há 26 anos na Rio de Janeiro.
“Os filhos já estudaram em escolas com a prática de ensino médio, mas isso é um desafio para a COOPEC por causa da aprendizagem prática, na qual a criança aprende-se nos livros e usa o conhecimento no dia a dia”, diz Fany Raquel Costa do Beolchi, mãe de três filhos que estudam na escola.
Com as mudanças climáticas, o cultivo de áreas verdes, que possuem uma diversidade de plantas e árvores frutíferas, permite que as crianças tenham uma postura de consciência ambiental. Pensando nisso, o seu próprio projeto de colaboração, em que o aluno participa desde a preparação do solo até a colheita, e o COMVIDA, uma organização que acompanha as transições socioambientais.
“As aulas ao ar livre podem se tornar um aprendiz da criança, uma vez que se tornam mais motivadas, curiosas”, diz Ana Caroline Correia Carvalho de Lima, professora de inglês do Ensino Infantil da COOPEC.Além disso, um sistema pedagógico que estimula uma cooperação entre os alunos para melhorar o círculo social. A COOPEC , por exemplo, promoveu projetos como a Semana da Leitura, Mostra do Conhecimento, Júri Simulado, Show de Talentos, Gincana e Feira das Nações.
"Com os eventos, espera-se que o aluno interaja com uma comunidade escolar e desenvolva, da melhor maneira, suas habilidades e competências", explica Lucas Miguel Pinto, professor de Língua Portuguesa e Redação da COOPEC .
No entanto, quando se trata de um ambiente escolar, é fundamental que as crianças e os seus filhos sejam tomadas. “Um homem passa, praticamente, meio-período ou, em alguns casos, o dia inteiro. Quando há uma identificação com a escola, o processo de aprendizagem é natural, transformando o conhecimento em parte da vida, diz Fany Beolchi.